sexta-feira, 15 de março de 2019

Lições do milagre do azeite da viúva


Lições do milagre do azeite da viúva (Esboço de pregação)
Texto base: (2 Reis 4.1-7)
tipo de sermão: textual

Introdução: Através desta comovente história e do maravilhoso agir de Deus na vida desta mulher podemos extrair grandiosas lições para as nossas vidas.

1- Deus vela pelos que o temem (até depois de recolhê-los) “o teu servo temia ao SENHOR” (v.1).
“Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.” (Deuteronômio 7:9)
A fidelidade do Senhor alcança até mil gerações dos que lhe são fieis.
“Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.” (Salmos 37:25)
O Senhor jamais desampara o justo e nem a sua descendência.
“O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.” (Salmos 145:20)
O Senhor protege os justos como a galinha aos seus pintinhos debaixo de suas asas.

2- Deus nos usa a partir do que já temos “Dize-me que é o que tens em casa” (v.2).
“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9)
Se nós nos esforçarmos Deus em tudo será conosco para nos abençoar.
“De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;” (Filipenses 2:12)
Cristo pagou o preço que nós não podíamos pagar, agora Ele deseja ver o nosso esforço para segui-lo.
“E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:” (Deuteronômio 28:2)
Se cumprirmos a condição (obedecer) todas as bênçãos Dele nos alcançarão. 

3- O crente precisa se relacionar bem com a sociedade “Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas” (v.3).
“Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” (1 Timóteo 3:7)
Tanto os pastores, quanto os demais crentes, precisam dar um bom testemunho para os que estão fora do evangelho.
“E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.” (1 Tessalonicenses 4:11,12)
O Senhor nos chama para ser exemplo para esta sociedade perdida.
“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” (1 Timóteo 3:15)
A igreja do Deus vivo está posta como referencial neste mundo.

4- Precisamos ter o nosso particular com Deus “fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos” (v.4).
“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” (Mateus 6:6)
O nosso momento com Deus é importantíssimo.
“E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.” (2 Reis 4:32,33)
Eliseu teve um particular com Deus naquele quarto e o morto voltou à vida.

5- Deus nos concede muito além do que pedimos ou pensamos “Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto” (v.7).
“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9)
Deus tem reservado para nós coisas infinitamente superiores aquilo que podemos imaginar.
“Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” (Salmos 34:8)
Somos convidados a provar a bondade do Senhor todos os dias.

Conclusão: Precisamos ter a convicção de que o Senhor vela por seus fieis, que Ele deseja nos usar a partir do que Ele já nos concedeu, que precisamos dar um bom testemunho do seu nome, que não podemos abrir mão do nosso particular com Ele e que Ele tem sempre o melhor reservado para nós que o amamos.  

4 comentários:

  1. Leio muito dos seus artigos, são uma benção e de fácil entendimento, tem muitos versículos e eu agradeço ao irmão pelo seu esforço, que Deus te recompense pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Ajuda muito esses ensinos bíblicos, bem explícito, bem claros os versículos, mim ajudou muito, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir