terça-feira, 5 de março de 2019

A alegria na vida do crente


A alegria na vida do crente

Tipo de sermão: Temático
Texto base: “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.” (Filipenses 4:4)

Introdução: O cristão não deve e nem pode viver triste, alegria no reino de Deus é um mandamento. Um mandamento tão importante que Paulo o repete duas vezes aqui no mesmo versículo. E ainda precisamos observar que a alegria na vida do cristão não pode ser para um dia ou outro, porque a ordem é: “Regozijai-vos sempre no Senhor”!
Vejamos três coisas em que o crente encontra a verdadeira alegria:

1- Alegria em estar continuamente na casa do Senhor.

- “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” (Salmos 122:1)
Estar na casa do Senhor traz tanto prazer ao crente, que a simples expectativa de estar nos átrios do Senhor já traz alegria.
- “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.” (Salmos 27:4)
O cristão deseja muito estar na casa de Deus para poder contempla-lo e aprender sobre Ele.
- “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!” (Salmos 84:1)
O Verdadeiro cristão tem um intenso amor pela casa do Senhor
- “Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.“ (Salmos 84:4)
Os que habitam na casa do Senhor são bem-aventurados (mais do que felizes)
- “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.” (Salmos 84:10)
Quem experimentou o prazer de estar na casa de Deus não troca esta alegria por nada.

2- Alegria em fazer a vontade de Deus e não a vontade da carne.

- “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:1,2)
O cristão não se santifica porque é obrigado, mas porque ele encontra muito mais prazer na vontade de Deus do que no pecado.
- “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.” (Salmos 40:8)
O cristão tem prazer na vontade de Deus porque ela não está simplesmente na sua mente, mas também no seu coração.
- “Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.” (Salmos 119:24)
Os conselhos da palavra de Deus não aborrecem, eles trazem alegria.
- “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” (Romanos 8:5,6)
É impossível sermos felizes seguindo a vontade da carne. A vontade da carne nos conduz a morte, mas a santificação nos conduz a vida eterna.
- “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)
O crente não tem mais prazer no mundo, mas em fazer a vontade de Deus.

3- Alegria no próprio Deus.

- “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:17,18)
Ainda que falte tudo, podemos nos alegrar em Deus.
- “Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.” (Salmos 27:10)
Ainda que o nosso refugio mais seguro desmorone, mas o Senhor jamais falhará.
- “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” (Salmos 23:1)
O que pode faltar para quem tem o Senhor como pastor?
- “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31)
Se Deus está do nosso lado, quem pode nos resistir?
- “Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas joias.” (Isaías 61:10)
Ainda que está vida nos traga lutas, podemos nos alegrar no Senhor pela salvação que Ele nos concede pela sua graça.

Conclusão: O Crente não pode jamais estar triste. Ele pode se alegrar em estar na casa do Senhor. Ele pode se alegrar em fazer a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. Ele pode se alegrar no próprio Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário