terça-feira, 25 de junho de 2019

Quatro passos para uma vida espiritual vitoriosa

Quatro passos para uma vida espiritual vitoriosa (esboço de pregação)
Texto base: (Romanos 6.12-13)
tipo de sermão: temático

Introdução: Ainda não estamos totalmente livres do pecado, mas o fato é que ele não pode reinar mais em nossas vidas. Para estarmos vivos espiritualmente a busca pela santificação precisa prevalecer nas nossas vidas. E para conseguirmos isto existem alguns recursos aos quais podemos recorrer. Vejamos aqui quatro deles:

1- Andar na direção do Espírito:
(Gálatas 5:16) “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.”
(Se estivermos sendo dirigidos pelo Espirito a carne não poderá achar espaço nas nossas vidas)

(1 Pedro 2:11) “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;”
(as concupiscências carnais trazem prazer para a carne, mas adoecem o espirito)

(Romanos 8:13) “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.”
(Aquele que se deixa dirigir pela carne caminha para a morte, mas através do Espírito podemos mortificar as obras da carne no nosso corpo.)

(Romanos 8:14) “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.”
(a única maneira de sermos verdadeiros filhos de Deus é nos deixando ser guiados pelo seu Espirito para vivermos em vitória sobre o pecado)

2- Ter uma boa vida devocional (orar, ler a bíblia, cultuar e adorar a Deus)

(Romanos 8:5) “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.”
(Quem é dirigido pelo Espirito tem prazer mesmo é nas coisas espirituais, coisas que o aproximam de Deus.)

(Salmos 1:1,2) “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”
(O prazer do crente verdadeiro está em Deus e não no mundo)

(Salmos 84:10) “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.”
(O prazer do crente vitorioso é estar na presença de Deus)

3- Ser não só ouvinte, mas praticante da palavra.

(Salmos 119:11) “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”
(A palavra de Deus é a vacina que nos imuniza contra o pecado)

(Tiago 1:25) “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.”
(O que ouve e pratica a palavra de Deus é bem-aventurado em tudo)

(Josué 1:8) “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
(A nossa vitória está em praticar toda a palavra de Deus)

Deuteronômio 28:1-6 “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.”
(Em todo tempo será bendito, aquele que pratica a palavra de Deus)

4- Não deixar de congregar.

(Hebreus 10:25) “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”
(Quanto mais próxima está a vinda de Jesus, mas precisamos nos reunir e nos admoestar mutuamente)

(Salmos 27:4) “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.”
(O melhor lugar para o crente estar é na casa de Deus)

(Salmos 122:1) “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.”
(O verdadeiro cristão jamais pode perder esta alegria)

Conclusão: Se nos deixarmos ser dirigidos pelo Santo Espírito, buscando ter um bom relacionamento com o nosso Senhor, nos empenhado para sermos verdadeiros praticantes da palavra de Deus e não nos afastarmos da sua casa, certamente teremos uma vida espiritual vitoriosa.

2 comentários:

  1. Paz querido.
    Seus esboço tem é uma benção, continue trabalhando para o crescimento da obra de Deus.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir