terça-feira, 18 de maio de 2021

Lições da parábola do semeador (esboço de pregação)

Lições da parábola do semeador (esboço de pregação) 

Tipo de sermão: textual

Texto base: (Lucas 8:4-15

Introdução: A palavra de Deus é uma semente que quando cai em boa terra produz frutos extraordinários. Jesus nos deu exemplo de quatro tipos de solo, vejamos a qual podemos ser comparados:

1. Solo duro.

(É o coração em que a palavra de Deus não penetra)

- “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tiago 1:25) Não basta sermos ouvintes, precisamos ser cumpridores da palavra!

- “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.” (Josué 1:8) Só quando somos cumpridores da palavra podemos prosperar nos nossos caminhos!

- “Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto,” (Hebreus 3:7,8). Nosso coração precisa estar sempre sensível a voz do Espírito Santo.

2. Solo pedregoso.

(É o coração onde a palavra de Deus não cria raízes, quando a provação vem a fé morre)

- “Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.”
(Tiago 1:12).
Quem persevera na provação será recompensado pelo Senhor!

- “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.” (Eclesiastes 9:2) Todos estão sujeitos as provações, mas o que busca ao Senhor recebe forças para enfrentar a tribulação!

- “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33) Em Cristo podemos encontrar paz, mesmo em meio as tribulações deste mundo.

3. Solo espinhoso.

(É o coração onde o amor pelas riquezas e pelos deleites da vida sufocam a palavra)

- “Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.” (Provérbios 30:8,9) Precisamos buscar a provisão necessária para as nossas necessidades nesta vida, mas desejar mais do que isto pode atrapalhar o nosso relacionamento com Deus.

- “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” (1 Timóteo 6:9) O amor pelas riquezas conduz os homens por um caminho de dores e perdição.

- “Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” (1 Coríntios 9:27) Quem já recebeu a palavra precisa vigiar constantemente para não ser novamente vencido pelo pecado.

- “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.” (Romanos 8:5) Quem é espiritual precisa mortificar a carne e buscar a todo momento as coisas que são de Deus.

4. Solo fértil.

(É o coração preparado para receber a palavra.)

- “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” (Provérbios 4:23) Devemos ter todo o cuidado com o nosso coração para que ele seja um solo fértil para a palavra de Deus.

- “E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13) Só poderemos encontrar ao Senhor se o nosso coração for inteiramente Dele!

- “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos.” (Esdras 7:10) Bem-aventurado aquele que como Esdras prepara o seu coração para servir ao Senhor!

Conclusão: Que tipo de solo temos sido para a palavra de Deus? Que tipo de solo queremos realmente ser? Hoje é tempo de mudar!

2 comentários:

  1. Depois de ler o texto que desenvolvi, baseado neste texto, cheguei à conclusão, do motivo que tantas orações não são atendidas, de muitos irmãos. Assim, busco em Jeremias 29:13, para me basear, que diz textualmente: “E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Então, se houver algum problema mal resolvido na vida do irmão que ora, ele não conseguirá "buscar" o Senhor de todo coração. Temos que ter a vida resolvida, para "achar" nosso Eterno Pai. Mas buscando resolver as pendências no Clamor, na adoração, na entrega.

    ResponderExcluir