sábado, 11 de abril de 2020

Fé responsável


Fé responsável


Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmos 127:1)

Nestes dias tão difíceis que estamos vivendo podemos ver mais claramente o quanto muitos, infelizmente, usam a fé como uma muleta para a sua irresponsabilidade. Muitos dizem: “não precisamos nos prevenir, porque é Deus que nos guarda!”. Mas aqui vemos que o fato de o Senhor ser soberano, o fato Dele ter o controle de tudo, não torna desnecessário a existência de sentinelas na cidade, na verdade, é justamente através das sentinelas que Deus dará o livramento na grande maioria das vezes! Deus cura mais através dos médicos do que através de obras sobrenaturais. Ele age no silêncio!

Se formos observadores vamos perceber que Deus age muito mais no natural do que no sobrenatural, o natural também é obra Dele!

O fato de confiarmos em Deus não nos faz deixar de sermos humanos, e os humanos estão todos sujeitos aos intempéries desta vida: “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.” (Eclesiastes 9:2).

Quando deixamos de fazer algo que é nossa responsabilidade acreditando que Deus nos guardará, estamos na verdade tentando a Deus. Foi a ideia que o Diabo deu a Jesus na tentação e ele o refutou pela palavra: “Não tentaras ao Senhor teu Deus!”.

Na porta do túmulo de Lazaro temos uma grande lição, Jesus estava disposto a devolver a vida ao morto, mas deu ordem para que as pessoas tirassem a pedra. Ele não costuma fazer aquilo que nós mesmos podemos providenciar.

Em qualquer momento das nossas vidas, priorizemos sempre a nossa fé (é por ela que nos movemos!), mas nunca deixemos também para trás a responsabilidade!

Sidone Gouveia

4 comentários:

  1. Boa palavra de reflexão! É uma verdadeira lição para todos nós 🙏!

    ResponderExcluir
  2. O Senhor tem ministrado tremendamente ao meu coração através dessas palavras

    ResponderExcluir