quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O cristão já morreu para este mundo (esboço de pregação)

O cristão já morreu para este mundo (esboço de pregação)



Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20)



Introdução: Nós cristãos muitas vezes enfrentamos conflitos internos por não entender que já morremos para este mundo e que nossa vida aqui tem um único objetivo que é viver a vontade de Cristo.



1-Já morremos para este mundo “Já estou crucificado com Cristo”:

- “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17) (Nossa vida com Cristo precisa ter uma nova visão, um novo objetivo, um novo propósito)

- “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.” (2 Coríntios 5:14) (Se Cristo deu a sua vida por nós, então nós que valorizamos a sua morte também já morremos para este mundo.)

- “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:2,3) (O pensamento do cristão precisa estar nas coisas do céu, porque ele já morreu para este mundo.)

- “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.” (Filipenses 3:7,8) (O Cristão precisa rever o que realmente tem valor para ele, nosso tesouro não pode estar nesta terra.)

- “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” (Gálatas 5:24,25) (O cristão precisa estar morto para o pecado.)



2- Devemos viver o restante desta vida vivendo para Cristo “e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus”:

- “Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.” (Mateus 16:24,25) (Somos chamados a sacrificar nossas vontades para podermos receber a verdadeira vida)

- “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33) (precisamos estar prontos para abrir mão do que for preciso por amor a Cristo!)

- “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” (Mateus 10:38) (Precisamos responder de forma digna à graça que o Senhor nos presenteou, andando todos os dias com ele e suportando as aflições!)

- “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:5-11). (Precisamos imitar o Senhor Jesus que se esvaziou de si, mas foi exaltado pelo Pai)

- “...corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (Hebreus 12:1-2). (Precisamos também aprender a desprezar as afrontas, a vencer o nosso orgulho.)



3-Devemos viver para Cristo porque Ele morreu por nós “o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”:

- “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Coríntios 5:15) (Se Cristo morreu por nós, o mínimo que podemos fazer é viver para Ele!)

- “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:11) (Antes estávamos vivos para o pecado e mortos para Deus. Hoje morremos para o pecado, mas estamos vivos para Deus!)

- “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19) (Não pertencemos a nós mesmos, pertencemos a Deus!)

- “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;” (Romanos 6:8) (Quem é participante da morte de Cristo também é participante da sua ressurreição!)

- “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;” (2 Timóteo 2:11,12) (Qual é a nossa escolha? Sofrer com Cristo ou negar a Ele?)



Conclusão: Nós já morremos para este mundo, nossa vida agora é para Cristo! Se soubermos viver uma vida de renúncia com Cristo aqui, reinaremos com Ele na glória!




Nenhum comentário:

Postar um comentário