sábado, 7 de março de 2015

O Espírito Santo e o seu agir na igreja (estudo bíblico em forma de esboço)


O Espírito Santo e o seu agir na igreja (estudo bíblico em forma de esboço)

1. O Espírito Santo é o consolador enviado por Jesus para estar com a sua igreja, habitando com ela até que Ele volte:
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." (João 14:16-17).

2. O Espírito Santo é aquele que está com a noiva (a igreja) para prepara-la para as bodas com o Cordeiro (O Senhor Jesus que derramou o seu sangue para purifica-la para si mesmo):
"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." (Apocalipse 22:17).

3. O Espírito Santo foi quem inspirou pessoalmente a todos os autores da Bíblia, o manual de fé e prática da igreja. Ele é responsável pessoalmente por guiar os crentes em toda a verdade bíblica:
"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:20-21).
"Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (João 16:13).

4. O Espírito Santo é um ser pessoal que habita em cada membro da igreja individualmente. Aquele que é habitação do Espírito Santo deve ter a preocupação de não entristecê-lo:
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (I Coríntios 6:19).
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." (Efésios 4:30).

5. O andar no Espírito Santo é a única forma do crente não viver de acordo com a vontade má da sua própria carne. O fruto do Espirito Santo na vida do crente é o contrario das obras da carne que se manifestam nos ímpios:
"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne." (Gálatas 5:16).
"19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 - Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:19-23).

6. O Espírito Santo é no crente a marca da promessa de redenção que Deus nos fez. Ele é o penhor, ou seja, a garantia de tudo quanto Deus nos prometeu:
"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
14 - O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória." (Efésios 1:13-14).

7- O batismo no Espirito Santo está acessível a todos os seguidores de Cristo desde o dia em que o Senhor Jesus cumpriu a promessa de batizar os discípulos no dia de pentecostes em Jerusalém. O batismo no Espirito Santo é uma virtude que vem para nos capacitar a testemunhar de Cristo. O batismo no Espirito Santo é uma promessa para todos os que foram chamados por Deus para servi-lo:
"Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." (Atos 1:5).
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1:8).
"Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar." (Atos 2:39).